Carta 023 - Viagem espacial - e especial
Querido Joaquim,
Hoje, dia 7 de dezembro, trago uma curiosidade que talvez nos surpreenda: há 53 anos, o ser humano pisava na Lua pela última vez! Já te contei sobre o fascínio que a Lua exerce sobre nós há tanto tempo, eu sei, mas nem eu me dei conta de que já fazia um tempo tão vasto desde que estivemos lá.
Nesse mesmo dia, Joaquim, quando a tripulação chamada Apollo 17 estava a caminho do nosso satélite natural — a uma distância de aproximadamente $45 \text{ mil km}$ da Terra — os astronautas tiraram uma das fotos mais bonitas do nosso planeta! Literalmente, uma das fotos mais bonitas do Planeta, com "P" maiúsculo!
"A Bola de Gude Azul", como é popularmente conhecida, foi a primeira fotografia nítida de uma face totalmente iluminada da Terra. E é linda mesmo, não há o que se questionar. Dizem, Joaquim, que ela é uma das imagens mais distribuídas da humanidade!
Essa foto é a prova de que todos nós estamos juntos num mesmo lugar, vivendo em um pequeno e belo pontinho azul. Mais do que isso, é um convite para que cuidemos das belezas que, ao que se sabe, só nele residem. Há tantas outras fotos que quero te mostrar, mas não é delas que venho falar nesta humilde carta hoje.
(...)
Quero falar mesmo do Snoopy! Sim, do cachorrinho Snoopy, esse mesmo que você ganhou da Ana Chagas, uma pelúcia que seu tio tem uma igual. O que talvez você não saiba é que ele também é um grande viajante lunar! Você vai descobrir mais sobre ele no futuro, mas o cãozinho é mais esperto do que parece!
Em seus sonhos, assim como nós, ele veste o seu capacete e viaja para a Lua. E sabe da maior? A NASA, a agência que constrói foguetes, o levou em uma missão espacial importantíssima! E foi há poucos anos! É por isso que essa cartinha é tão especial: Há 53 anos, os seres humanos pisavam na Lua pela última vez, mas o Snoopy renovou essa tradição.
Na prática, Snoopy ajudou os amigos astronautas no que eles chamam de "indicador de gravidade zero". Quando ele começou a flutuar no foguete, era o sinal claro de que a força da Terra já não estava puxando nada para baixo. Portanto, o famoso cachorrinho branco foi não só um passageiro, mas um herói!
Então, Joaquim, toda vez que você olhar para a Lua, lembre-se disso: ela não é só um disco brilhante, uma bola prateada. Ela é o destino de grandes sonhos, tanto dos seres humanos quanto dos personagens. Ela é o palco de viagens incríveis e o lembrete gentil de que a nossa Terra é o lar mais lindo de todos.
Que a Lua o inspire a sonhar grande e que ela nos ensine a olhar para dentro de nós, admirando o que temos de belo, cuidando do que nos é essencial, sem precisar viajar tão longe.
07 dez. 25
