Carta 015 - Dia doze ao longo da história

Querido Joaquim,

Hoje é um dia que deve ser sempre lembrado: primeiro, pela espiritualidade que a data evoca; segundo, pela ludicidade que o 12 de outubro também traz como possibilidade. Para os católicos, é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Para católicos e demais denominações religiosas, é também o Dia das Crianças.

Faz mais de cem anos, aliás, que essa data é comemorada aqui no Brasil. Em outros países, as datas variam. A ONU (Organização das Nações Unidas) comemora o dia 20 de novembro. Em nosso país, a data começou mesmo a ganhar forma 25 anos depois de um decreto instituir a celebração. 

Você, Joaquim, certamente já ouviu falar de "Estrela" e "Johnson & Johnson", né? A segunda talvez seja até mais presente no seu dia a dia de bebê. Foram essas duas empresas as responsáveis por criar uma campanha que associasse a lei da "Festa da Criança" ao dia em que compramos brinquedos para os nossos pequenos.

(...)

Em relação ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, a história é ainda mais interessante: dizem, Joaquim, que três pescadores, em 1717, encontraram uma imagem sem cabeça do que viria a ser a imagem de Nossa Senhora. Naquele dia, eles conseguiram pescar mais do que o habitual, contrariando a maré baixa dos dias anteriores. Para surpresa dos três homens, ao jogar a rede pela segunda vez no rio, perceberam que além de peixes, haviam pescado a cabeça da imagem da Santa.

Bom, isso é o que eu sei - seu pai e sua mãe vão poder contar melhor essa história a você. Aliás, não só eles, mas a "Turma da Mônica" também! Em nossa última viagem a Aparecida - cidade onde essa história se passa - compramos, eu e sua vovó Roseli, um livro repleto de aventuras dos personagens de Mauricio de Sousa naquela cidade abençoada.

Curioso, Joaquim, que o dia 12 de outubro também tem sua importância por dois outros motivos: nosso continente, a América - nomeada de Novo Mundo em suas primeiras aparições - foi descoberta também nesse dia. E sabe, Joaquim, Cristóvão Colombo - o tal descobridor - achava que tinha chegado às Índias! Perdidinho, coitado.

Nosso Dom Pedro I também foi aclamado imperador no dia 12 de outubro, em seu aniversário de 24 anos! Se sete de setembro marca o início da Independência do Brasil, o dia 12 de outubro marca a oficialização desse feito.

(...)

Fui pesquisar mais acontecimentos marcantes desse dia, Joaquim. E olha, há muita coisa de especial:

 - Há mais de 2500 anos, o exército de Ciro, o Grande, consegue, enfim, tomar a cidade da Babilônia. Essa história é inacreditável e eu não sabia que essa vitória tinha se dado em 12 de outubro.

 - Seu pai e sua mãe são bancários, certo? E não é que o banco mais antigo do país também iniciou suas ações no dia 12 - data em que o príncipe-regente D. João funda o Banco do Brasil.

 - Santos Dumont, que você vai amar conhecer a história dele - também no dia 12 - deu uma volta em torno da Torre Eiffel com seu protótipo de avião.

 - Um importante político brasileiro, responsável maior pela Constituição que nos rege até hoje, também partiu desse mundo em um acidente de helicóptero, dia 12 de outubro. Seu nome: Ulysses Guimarães.

 - Dois Papas morreram nessa data (Honório I, em 638, e João IV, no ano de 642).

 - Dia 12 de outubro, pelo que li há pouco, também consta como o Dia Nacional da Leitura. 

Informação interessante para terminar essa carta, não é mesmo?

(...)

Dia 12 de outubro de 2025 também será lembrado - se não pelo mundo, mas por nós - como o "primeiro dia do pituquinho servindo".







Com carinho,
Tio/Padrinho Matheus.
12 out. 25