Carta 013 - Nasce Joaquinraptor

Querido Joaquim,

Hoje venho te contar de uma descoberta muito legal da última semana: um dinossauro que tem o mesmo nome que o seu! Sim, o Joaquinraptor casali, nome completo do seu novo amigo, traz ao mundo uma nova espécie de dinossauro.

Logo logo, quando você já tiver mais idade, vamos brincar com dinossauros no tapete da sala e certamente teremos um Joaquinraptor entre nós. Talvez ele até seja o seu favorito! Os cientistas que o descobriram dizem que ele tinha garras grandes e se alimentava de crocodilos! Aliás, nos fósseis que encontraram dele, havia o que teria sido sua última refeição: um osso! De crocodilo! 

E você não vai acreditar, Joaquim: essa espécie viveu há, aproximadamente, 70 milhões de anos! É muito tempo! A gente nem consegue imaginar, né? Supõe que ele ultrapassava sete metros de altura e pesava mais de mil quilos! Não é incrível?

Tem muitos outros dinossauros para você conhecer! Tem dinossauro que voa, dinossauro que vive nas águas, dinossauros pequenos e outros amedrontadores. Tem até um brasileiro chamado Bira, sabia? Esse, bem menor que o Joaquinraptor, lembra uma galinha ou um pequeno avestruz.

Você vai se impressionar positivamente com o mundo que eles viviam, especialmente quando puder assistir a filmes que os retratam. Em um primeiro momento, eles transmitem medo, não posso deixar de te contar isso. Mas em todos os outros, acredite, eles despertam fascínio! 

Crescer brincando com eles é uma ótima pedida para quem, assim você, adora explorar histórias! Os dinossauros, Joaquim, têm algo especial: eles fazem a gente imaginar um mundo gigante, cheio de árvores, onde cabe toda a nossa curiosidade. 

Você já tem um dinossauro de brinquedo — na verdade, dois: um mordedor verde (a quem apelidamos, carinhosamente, de Flávio Dino) e uma pelúcia amarela (a quem, por ocasião da descoberta recente, nomeamos de Joaquinraptor). Ah, você também tem roupas lindíssimas com os nossos amigos pré-históricos!

(...)

Por isso, meu pequeno explorador, que o Joaquinraptor seja só o começo de muitas descobertas divertidas! Vamos, com certeza, encontrar boas companhias nesse mundo jurássico, aprender com eles e se encantar com aprendizados incríveis! 

Como cada dia também é uma nova aventura, que a cada rugido inventado por nós e a cada história criada nas nossas brincadeiras, o mundo se expanda e fique mais mágico e único — exatamente como ele cresce quando estou ao seu lado.

Com carinho,
Tio/Padrinho Matheus.
28 set. 25