Carta 010 - A pureza da resposta das crianças
Querido Joaquim,
Hoje quero te apresentar uma criança que, assim como você, já me ensinou muito. Uma criança que, ao longo dos últimos anos, me mostrou o quanto a vida pode ser bonita, doce e especial. Falo da Maria Flor, filha da amiga Pri e do amigo Edu, sobrinha do Carlos e neta da Maria Loiola — que é como uma mãe para todos nós, crias do Studio X, onde seu tio trabalha desde 2016. Você vai amar conhecê-los em breve!
No último dia 23 de agosto, no aniversário de seis anos da Flor, falamos muito de você. Comentamos sobre como está esperto, bonito e fofinho. Pri, Edu, Carlos e Maria lembraram como essa fase que você vive é única. Nesse momento, compartilhei fotos, registros e memórias que já enriquecem a nossa vida.
(...)
Conheci Maria Flor com apenas alguns dias de vida. Peguei-a no colo todo sem jeito e precisei me sentar na cama para me sentir seguro. Meu amigo Gustavo Henrique filmou a cena e eternizou aquele instante tão especial. Até aquela data, eu nunca havia me conectado com uma criança de forma tão intensa.
A Flor, por motivos que nem sei explicar, viu em mim alguém de confiança para brincar, conversar e dividir experiências. Desde então, me sinto amado por ela. Nos pegamos no colo, nos fizemos carinho e permitimos ser, cada um ao seu modo, a criança que sempre fomos ou gostaríamos de ser.
(...)
Você e a Flor ainda não se conhecem. Mas ela já me ensinou tanto que sinto que parte desses aprendizados também chega até você. Foi com ela que descobri o valor dos pequenos gestos, da confiança sincera e da leveza de brincar sem pressa. E são essas virtudes que também quero compartilhar contigo todos os dias.
Penso no quanto será especial o dia em que vocês se encontrarem. Apesar da diferença de idade, acredito que nada impedirá que dividam o mesmo espaço-tempo. Vai ser um encontro cheio de sorrisos, curiosidade e descobertas; um presente para o universo tendo duas crianças tão generosas ao mesmo tempo, no mesmo lugar.
A Flor vai adorar conhecer você — e você vai se encantar com a alegria que ela espalha por onde passa.
Enquanto esse dia não chega, sigo feliz em carregar comigo tudo o que aprendi não só com ela, mas com todas as crianças que iluminam o meu caminho. E, especialmente, em guardar tudo o que já aprendi com você, Joaquim. No fundo, são vocês, crianças, que nos lembram da beleza de viver. Pois suavidade, carinho e esperança são sempre bem-vindos à mesa.
![]() |
| Arte linda feita pelo Otto Maffagafus, em 2024. |
07 set. 25
